Alimentação saudável para crianças
- 24 de julho de 2017
- 0 Comment(s)
Hoje em dia uma grande preocupação que assombra os pais é a obesidade infantil, as crianças cada vez mais vêm engordando, o que afeta negativamente sua saúde desde muito novo e traz a tona o assunto sobre alimentação saudável para crianças.
Os doces, frituras e alimentos industrializados são os maiores vilões, para isso é de extrema importante desenvolver o hábito de uma alimentação saudável.
Encorajar os pequeninos a deixarem de comer uma bolacha recheada para comer uma fruta, abandonarem a batata frita em troca de um prato de salada no almoço é uma tarefa bastante difícil.
Mas o que fazer?
Para isso, separamos 03 dicas fundamentais que irá a te ajudar nessa missão.
- Seja criativo
Talvez, essa seja a dica mais importante de toda a lista, é preciso usar a criatividade na hora de preparar uma alimentação saudável para crianças. Crie histórias com o prato, tente deixar as frutas e verduras harmônicas e convidativas no prato. - Não desista
De acordo com pesquisas, uma criança precisa experimentar até dez vezes um alimento antes de pegarem gosto por ele, por isso, não desanime na primeira careta ou recusa, é preciso criar o hábito de frutas e verduras na rotina da criança até que ela veja aquilo como algo normal. Essa dica é a fundamental na hora de planejar uma alimentação saudável para crianças. - Não deixe a criança comer sozinha
Os pequeninos desde muito pequenos gostam de companhia, quando estão com alguém por perto sempre é festa, na hora de comer não é diferente. Não deixe a criança sozinha no momento das refeições, é preciso entusiasmá-las a sentir o sabor das frutas e verduras inseridas na rotina alimentar.
Apesar dessas dicas serem importantes para todas as idades, cada alimentação deve estar de acordo com a faixa etária.
Alimentação conforme a idade
Confira agora como fazer uma alimentação saudável para crianças de acordo com a idade:
- Até 06 meses: exclusivamente aleitamento materno;
- De 07 a 11 meses: nesse período os alimentos pastosos começam a ser incluídos, intercalados com as mamadas. Faça papinhas com alimentos frescos, como verduras e frutas, para o bebê já ir sentindo o paladar desses alimentos.
- De 01 a 03 anos: aumenta-se a quantidade de carboidratos e frutas na alimentação da criança, é nesse período que será definido o futuro alimentar do pequeno. Leite e derivados e quantidade moderada de açúcar pode ser incluído na dieta.
- De 04 a 12 anos: nesse período a quantidade de óleos e gorduras deve ser reduzida pela metade para garantir uma alimentação saudável para crianças.
- Acima de 13 anos: é nesse período que as maiores transformações no corpo aparecem, além de que as crianças já têm seus próprios gostos e hábitos. Para isso, é recomendável uma alimentação bem flexível e equilibrada. Por isso é importante a inclusão de frutas e verduras na dieta desde pequeno, para quando atingir essa idade, o pré-adolescente já terá o hábito de consumir alimentos saudáveis e benéficos para sua saúde.
Não é impossível criar uma alimentação saudável para crianças, portanto, é preciso estimular desde os primeiros meses de vida o paladar do bebê, para que ele cresça evitando problemas de saúde causados pela má alimentação.
Conheça a cesta de frutas para 2 ou 4 pessoas, clique aqui.